INTERVENÇÕES DIETÉTICAS NA ARTRITE REUMATÓIDE

🌿🔬💖 INTERVENÇÕES DIETÉTICAS NA ARTRITE REUMATÓIDE

Com a crescente riqueza de literatura apoiando o impacto positivo da dietoterapia na diminuição da atividade da doença na Artrite Reumatóide (AR), com o aumento da compreensão da patologia da doença mediada pela microbiota e os efeitos benéficos dos nutrientes na inflamação e imunidade, o interesse pelas intervenções dietéticas tem crescido. 

Os pacientes estão sempre interessados ​​em tratamentos alternativos para aliviar sua condição debilitante. Acreditamos que se deva promulgar dietoterapia e os pacientes devem ser motivados a mudar seus hábitos alimentares.

Devemos trabalhar para educá-los e capacitá-los para os benefícios de comer mais dietas vegetarianas / veganas, eliminar componentes alimentares potencialmente alergênicos, e introduzir mais ácidos graxo poliinsaturados / ácido oleico / simbióticos em seus planos alimentares.

Os primeiros sinais de AR podem ser potencialmente atrasados ​​com essas intervenções dietéticas. Considerando que esses alimentos não são tão caros quanto qualquer terapia regular, eles podem ser facilmente incorporados em pacientes de qualquer origem social ou econômica. Embora seja difícil observar os benefícios imediatos dessas manipulações dietéticas, os benefícios a longo prazo já são relatados em estudos.

Acreditamos que uma refeição ideal pode incluir vegetais crus ou moderadamente cozidos com adição de especiarias como açafrão e gengibre, frutas da estação, iogurte probiótico; todos são boas fontes de antioxidantes naturais e produzem efeitos anti-inflamatórios. 

O paciente deve evitar qualquer alimento processado, sal elevado, óleos, manteiga, açúcar e produtos de origem animal. Suplementos alimentares como vitamina D, óleo de fígado de bacalhau e multivitaminas também podem ajudar no gerenciamento de AR.

Essa dietoterapia com exercícios aeróbicos de baixo impacto pode ser usada para um melhor grau de autogerenciamento da AR com carga financeira mínima.

Alimentos anti-inflamatórios podem ajudar na redução dos sinais e sintomas da AR. Isso pode não curar os pacientes; entretanto, uma incorporação efetiva desses alimentos no plano alimentar diário pode ajudar a reduzir a atividade da doença, retardar a progressão da doença, reduzir o dano articular e, eventualmente, diminuir a dose dos medicamentos administrados para tratamento terapêutico dos pacientes.

Referência
Khanna S, Jaiswal KS, Gupta B. Managing Rheumatoid Arthritis with Dietary Interventions. Front Nutr. 2017.

Nenhum comentário: