🍵🍃🌿🍋 CHÁ DE CAVALINHA AJUDA NA RETENÇÃO DE LÍQUIDOS
Propriedades fitoterápicas da planta Cavalinha (Equisetum arvense) de acordo com estudo publicado no periódico Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine (2014): Em ensaio clínico randomizado em três etapas, duplo-cego, com 36 voluntários saúdaveis do sexo masculino distribuidos aleatoriamente em três grupos (n = 12) durante quatro dias consecutivos, administrou-se, alternadamente, extrato seco padronizado de Equisetum arvense/Cavalinha (EADE, 900 mg/dia) e placebo (amido de milho, 900 mg/dia), ou hidroclorotiazida (25 mg/dia), por um período de 10 dias. O extrato de E. arvense/Cavalinha causou efeito diurético mais pronunciado que o controle negativo e foi equivalente a hidroclorotiazida sem causar mudanças significativas na excreção de eletrólitos. Não houve aumento significativo na eliminação urinária de catabólitos. Nos exames e testes laboratoriais clínicos não houve alterações antes ou depois do experimento, o que sugere que a planta Cavalinha é segura para uso agudo.
De acordo com o Memento Fitoterápico da Farmacopeia Brasileira (ANVISA, 2016)
CAVALINHA
Parte utilizada: Folhas e partes aéreas.
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS
Diurético
🌿 CONTRA-INDICAÇÕES
Contraindicado para menores de 12 anos, grávidas, lactantes e pacientes com histórico de hipersensibilidade e alergia a qualquer um dos componentes do fitoterápico.
Contraindicado para pacientes nos quais a ingestão reduzida de líquidos é recomendada (por exemplo, doenças cardíacas e renais severas)
🍵 PRECAUÇÕES DE USO
A INGESTAO CRÔNICA diminui níveis da vitamina B1 (tiamina) e o efeito diurético pode causar a perda de potássio (hipocalemia). Em pacientes que apresentam insuficiência renal crônica e que fazem uso de medicamentos que alteram níveis de potássio, pode causar hipercalemia.
🌿 DOSE E INTERVALO
Uso Oral sob a forma de chá (infusão) ou extrato.
Infusão: 2-3 g (1 colher de sopa) em 250 mL de água fervente (xícara de chá).
Dose diária: 3 doses.
Dose diária máxima: 4 doses.
🍵 TEMPO DE UTILIZAÇÃO
Utilizar por duas a quatro semanas. Se os sintomas persistirem após uma semana do uso do fitoterápico um médico ou profissional da saúde qualificado deverá ser consultado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário