ÍNDICE GLICÊMICO

👩‍⚕️🔬📝💗👩‍🍳🏠🕊️
ÍNDICE GLICÊMICO

ÍNDICE GLICÊMICO é um indicador que nos aponta com que velocidade um alimento que tem carboidrato aumenta a glicose no sangue.

Por exemplo, dois alimentos podem ter a mesma quantidade de carboidrato, mas um ter um índice glicêmico (IG) mais alto do que o outro e aumentar a glicemia mais rapidamente. A ingestão de alimentos com IG alto faz com que as pessoas que não têm diagnóstico de diabetes secretem insulina rapidamente e em grande quantidade para não aumentar a glicemia.

O problema maior, em relação ao consumo de alimentos com IG alto, ocorre entre as pessoas com diabetes. O IG permite a classificação dos alimentos e pode ser útil para os portadores de DIABETES TIPO 2 que ainda secretam insulina. Mas, para os usuários de insulina de ação rápida não ajuda na determinação da dose de insulina a ser administrada para cobrir os carboidratos de uma refeição. De qualquer forma, o conhecimento sobre o IG dos alimentos ajudará na seleção do que colocaremos em nossos pratos.

FATORES QUE ALTERAM O ÍNDICE GLICÊMICO

Alimentos com fibras e gorduras tendem a ter um IG mais baixo. A Associação Americana de Diabetes dá algumas dicas para sabermos mais sobre o índice glicêmico de alguns alimentos:

📌 MATURIDADE E ARMAZENAGEM
Quanto mais maduro e maior o tempo de armazenagem da fruta ou vegetal, maior o IG.

📌 PROCESSAMENTO
Um suco de fruta tem um índice glicêmico maior do que se ingerirmos a fruta inteira. Pois quando comemos a fruta toda também ingerimos fibras que atrasam a entrada da glicose no sangue.

📌 FORMA DE COZINHAR
Um purê de batata tem um IG maior do que a batata cozida. Macarrão ao dente tem um índice glicêmico mais baixo do que o macarrão que fica mais tempo para ficar pronto.

📌 COMO É INGERIDO
O índice glicêmico de um alimento é diferente quando consumido sozinho do que quando combinado com outros alimentos. Ao comer um alimento de alto IG, você pode combiná-lo com outros alimentos de baixo IG, ou com fibras e gorduras, para equilibrar o efeito sobre os níveis de glicose no sangue.

Valor de índice glicêmico alto não é necessariamente ruim. Muitos alimentos nutritivos tem um IG mais alto do que alimentos com pouco valor nutritivo. Por exemplo, farinha de aveia tem um IG maior do que o chocolate.

O uso do índice glicêmico precisa ser equilibrado com os princípios básicos de nutrição de variedade para alimentos saudáveis e moderação de alimentos com poucos nutrientes.

Quer ter uma ideia de alimentos que tem alto, médio e baixo índice glicêmico? Vamos lá!

Nenhum comentário: