A RIQUEZA DO LEITE MATERNO

👩‍⚕️🔬📝💛🤱🏠🕊️
A RIQUEZA DO LEITE MATERNO

Pesquisadores espanhóis mapearam a microbiota bacteriana no leite materno, principal alimento dos recém-nascidos, e descobriram uma variedade maior de bactérias do que se imaginava: mais de 700. O estudo, conduzido pela Spanish Foundation for Science and Technology, mostrou que o leite materno é um dos fatores determinantes na formação da flora bacteriana dos bebês.

O grupo de cientistas usou uma técnica baseada no sequenciamento do DNA para identificar o conjunto de bactérias contida no leite materno, chamado microbioma. Graças ao estudo, variáveis pré e pós-natal que influenciam a riqueza microbial do leite agora podem ser determinadas. O colostro é a primeira secreção expelida pelas glândulas mamárias após o nascimento.

Em algumas amostras deste líquido, mais de 700 espécies destes microorganismos foram localizadas. A pesquisa mostrou ainda que o leite de mães que estão acima do peso contém uma diversidade menor de bactérias. O tipo de parto também afeta o microbioma: o leite das mães que tiveram uma cesariana planejada não é tão rico em microorganismos quanto o daquelas que tiveram parto normal. No entanto, quando a cesária não foi planejada, o leite é semelhante ao das mães que tiveram parto normal. Os resultados sugerem que o estado hormonal da mulher no momento do parto também desempenha um papel importante.

A inexistência de sinais psicológicos como o estresse, assim como sinais hormonais específicos para o parto, podem influenciar na composição microbial e na diversidade do leite materno, concluem os autores. Os resultados foram publicados no American Journal of Clinical Nutrition (2012).

Referência:
Cabrera, R. R. et al. The human milk microbiome changes over lactation and is shaped by maternal weight and mode of delivery. American Journal of Clinical Nutrition, V 96(3). Sep., 2012.

Nenhum comentário: