Filtro e declorador para chuveiro

O inverno está chegando e com ele os banhos bem quentinhos que exigem não só cuidados extras de hidratação com pele e cabelos, mas também novos acessórios no chuveiro: o FILTRO DECLORADOR DE ÁGUA que, aparentemente, começou a ser mais conhecido pelas pessoas.
QUALIDADE DA ÁGUA
Desde o surgimento da espécie humana, as águas das nascentes, dos rios e dos lagos era de boa qualidade, limpa e potável. Entretanto, com o advento da Revolução Industrial, do crescimento populacional e da urbanização das cidades, veio o problema da contaminação e da poluição da água. Esgotos, depósitos de lixo, efluentes industriais, vazamentos de combustíveis, resíduos de produtos químicos, chuvas ácidas, entre outros, vem contaminando os suprimentos de água em todo o planeta. Assim como em muitos países, a maioria do suprimento de água dos municípios brasileiros também vem de fontes poluídas. Como resultado, as Companhias Municipais de Água não têm escolha, a não ser introduzir compostos a base de cloro nas estações de tratamento (ETA) com o objetivo de matar germes, bactérias, coliformes fecais e outros micro-organismos prejudiciais a saúde. Infelizmente, é mundialmente reconhecido pela comunidade científica que produtos a base de cloro são extremamente tóxicos para todos os organismos vivos, incluindo pessoas e animais.
CLORO E OS RISCOS À SAÚDE
Durante o banho de chuveiro, os poros da pele dilatam, possibilitando uma maior absorção de cloro e outros produtos químicos. Alguns especialistas afirmam que nosso corpo absorve cinco vezes mais cloro durante um banho de chuveiro comparado ao cloro absorvido pela ingestão oral de oito copos de água clorada da torneira, sem nenhum tipo de filtro. Além disto, o vapor que inalamos contém uma concentração muito maior destes produtos do que o vapor de água propriamente dito. Para se ter uma idéia, enquanto em média apenas 2% da água utilizada no banho de chuveiro é transformada em vapor, entre 70% a 90% dos produtos químicos contidos nesta mesma água vaporizam no mesmo intervalo de tempo. Através da inalação do vapor de água, estes produtos químicos chegam a nossa corrente sanguínea mais rápido do que a ingestão (de água) equivalente a estes mesmos produtos, pois não contam com os benefícios adicionais da filtragem natural (e destoxificação) que ocorre durante o processo de digestão.
CONSEQUÊNCIAS DA EXPOSIÇÃO AO CLORO
Em muitas pessoas, o cloro deixa os olhos, nariz e garganta irritados. Além disto, asma, bronquite e rinite alérgica são potencializadas pela absorção e inalação de cloro durante o banho. O cloro prejudica também a epiderme, pois rouba sua oleosidade natural, destruindo bactérias benéficas importantes. A pele fica ressecada e suscetível ao aparecimento de manchas. Ao penetrar através da pele e atingir a corrente sanguínea, o cloro também agride as células e oxida o DNA, responsável por nosso código genético e duplicação celular, causando envelhecimento acelerado da mesma. O cloro prejudica muito os cabelos, pois reduz sua oleosidade natural. Cabelos tratados quimicamente através de tintura, escova progressiva, relaxamentos, alisamentos, entre outros, são os mais afetados. O cloro deixa os fios opacos e acelera sua descoloração.
PORQUE USAR UM FILTRO EM SEU CHUVEIRO
Sabemos que é necessário desinfetar a água com cloro, entretanto com as tecnologias atualmente disponíveis, não temos que estar expostos a este agente químico tão prejudicial à saúde. A instalação de um filtro declorador é um dos modos mais fáceis e econômicos para reduzir a exposição prejudicial ao cloro contido na água tratada da rede pública. O banho com água filtrada resulta em uma maior saúde respiratória, pois reduz o risco de asma, bronquite e rinite alérgica potencializadas pela absorção e inalação de cloro. Bebês, crianças e idosos, mais suscetíveis aos riscos provocados por este agente químico, ficam muito mais protegidos. A pele se torna mais macia, saudável e de aparência mais jovem. Alergias, dermatites, manchas na pele e outros sintomas causados pela ação do cloro também são amenizados. O cabelo se torna mais macio e saudável, pois recupera a capacidade de preservar sua oleosidade natural. A redução do cloro resulta em uma melhora significativa na qualidade do ar dentro das casas, pois evita a propagação dos trialometanos e outros subprodutos do cloro.

Referência:
http://www.natiplast.com.br/filtro/print.php

Nenhum comentário: