MICROBIOMA INTESTINAL E SISTEMA NERVOSO

As conexões entre Microbioma Intestinal e Sistema Nervoso Central (SNC) são consideradas como uma mudança de paradigma na Neurociência com possíveis implicações não só para a compreensão da fisiopatologia dos transtornos psiquiátricos relacionados ao estresse, mas também seu tratamento. Desta forma, o Microbioma e sua influência na função de Barreira Intestinal do Hospedeiro posiciona-se como um ponto crítico no Eixo Cérebro-Intestino.

Evidências pré-clínicas sugerem amplamente que a Microbiota Intestinal pode modular o desenvolvimento, a função e o comportamento do cérebro pelas vias Imune, Endócrina e Neural do Eixo Cérebro-Intestino-Microbiota. Déficits na Permeabilidade Intestinal podem levar à inflamação crônica de baixo grau observada em casos como a depressão, por exemplo. O Microbioma Intestinal desempenha um papel crítico na regulação da Permeabilidade Intestinal.

Revisão publicada no Frontiers Cellular​ Neuroscience (2015), apresenta o possível papel desempenhado pela Microbiota Intestinal na manutenção da função de Barreira Intestinal e as consequências ao Sistema Nervoso Central quando esta manutenção de barreira é interrompida. A Revisão baseia-se em evidências clínicas e pré-clínicas que apoiam este conceito, bem como nas principais características da Microbiota Intestinal que são necessárias para uma Função de Barreira Intestinal normal.

Referência:
Kelly, John R. et al. “Breaking down the Barriers: The Gut Microbiome, Intestinal Permeability and Stress-Related Psychiatric Disorders.” Frontiers in Cellular Neuroscience 9 (2015).
http://journal.frontiersin.org/article/10.3389/fncel.2015.00392/full

Nenhum comentário: