SPIRULINA, MICROBIOTA INTESTINAL E PROTEÇÃO HEPÁTICA

👩‍⚕️📝🔬🌺🌿🏠🕊️
SPIRULINA MICROBIOTA INTESTINAL E PROTEÇÃO HEPÁTICA

Estudo publicado no periódico Nutrients (2017) mostrou que a SPIRULINA, uma cianobactéria utilizada como suplemento alimentar, apresenta potencial efeito hepatoprotetor e impacto positivo na função imune via Modulação da Microbiota Intestinal.

O estudo foi feito em modelo animal. Ratinhos idosos receberam uma dieta padrão suplementada com ou sem 5% de SPIRULINA, por seis semanas.
Após o tratamento com SPIRULINA, entre as várias mudanças positivas na composição da microbiota intestinal, os parâmetros relacionados à Imunidade inata foram regulados positivamente no intestino delgado. Além disso, os ratinhos idosos que receberam SPIRULINA, tiveram redução nos níveis de vários marcadores bioquímicos relacionados ao estresse inflamatório e oxidativo hepáticos.

Considerando que no envelhecimento humano pode haver maior predisposição à inflamação e à disfunção hepática que contribuem para o desenvolvimento da doença hepática gordurosa não alcoólica (esteatose hepática), os resultados do estudo abrem caminho para novas ferramentas terapêuticas no gerenciamento dessas alterações.

Os pesquisadores concluíram que a administração oral de SPIRULINA foi capaz de modular a microbiota intestinal e ativar o sistema imunológico no intestino, mecanismos que podem estar envolvidos na melhora da inflamação hepática que pode ocorrer no processo de envelhecimento.

Referência
Neyrinck AM. et al. Spirulina Protects against Hepatic Inflammation in Aging: An Effect Related to the Modulation of the Gut Microbiota? Nutrients. 2017.

Nenhum comentário: