👩⚕️🌸🔬🌿🍊
NUTRIÇÃO E PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA
NUTRIÇÃO E PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA
OUTUBRO ROSA
O câncer de mama, o principal câncer em mulheres, está aumentando em prevalência em todo o mundo, concomitante com epidemias metabólicas ocidentais como obesidade, síndrome metabólica e diabetes, e compartilha os principais fatores de risco com essas doenças.
A iniciação da câncer de mama envolve potencialmente processos pró-oxidativos e inflamatórios relacionados à dieta, que interagem através da peroxidação lipídica combinada de ácidos graxos, metabolismo de estrogênio e formação relacionada ao DNA/ mutação.
A trajetória metabólica da doença é afetada por cascatas de estrogênio, insulina e fator de crescimento, resultando em proliferação e progressão acelerada. Fatores de risco antropométricos - alto peso ao nascer, na fase adulta, adiposidade corporal / IMC e ganho de peso - geralmente refletem essas tendências.
A abordagem nutricional baseada no gênero tem como alvo o risco específico das mulheres em ambientes obesogênicos ocidentais, associado ao aumento da gordura, metabolismo do estrogênio, excesso de omega-6, carência de omega-3 e conversão de ácidos graxos poli-insaturados omega-6 em eicosanóides pró-inflamatórios e carcinogênicos, e efeitos ao longo da vida deste cenário ( na menarca, gravidez e menopausa).
Estudos recentes de larga escala confirmam a eficácia das recomendações baseadas em evidências contra o risco de câncer de mama, enfatizando dietas de baixa densidade energética, regimes altamente nutritivos baseados em plantas, atividade física e manejo da adiposidade corporal / abdominal. É ainda fundamental educar para a melhor compreensão das inter-relações alimentares com o câncer de mama, envolvendo aspectos como ingestão, seleção de alimentos, combinação, processamento e preparações de alimentos (técnicas dietéticas culinárias).
Este estudo publicado na Revista Europeia de Prevenção do Câncer (2017) menciona exemplos de modelos alimentares recomendados, como a Dieta do Mediterrâneo, Dieta DASH, Dieta baseada em plantas, com baixa densidade energética, baixa carga glicêmica e alta densidade de nutrientes e fitonutrientes, levando a maior motivação pública e apoio de autoridades para a prevenção precoce e oportuna da doença.
Referência
Shapira N. The potential contribution of dietary factors to breast cancer prevention. Eur J Cancer Prev. 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário