PROANTOCIANIDINAS NO TRATAMENTO DA PSORÍASE

💙🌿🌸 PROANTOCIANIDINAS NO TRATAMENTO DA PSORÍASE

A psoríase é uma doença autoimune cutânea inflamatória, crônica, que afeta 2% a 4% da população mundial. Estudos recentes mostraram que o aumento do estresse oxidativo (OS) e anormalidades de células T são centrais para a patogênese da doença.

As espécies reativas de oxigênio (Radicais livres) induzem a proliferação e diferenciação das células Th17 / Th1 / Th22 e inibem as atividades antiinflamatórias dos linfócitos T reguladores (Treg). Secreções subseqüentes de citocinas inflamatórias, como interleucina (IL) -17, IL-22, fator de necrose tumoral alfa (TNF-α) e interferon-gama (IFN-γ) e fator de crescimento endotelial vascular (VEGF) estimulam a proliferação de queratinócitos e a angiogênese.

As Proantocianidinas são uma classe de flavonóides de plantas e frutas, e possuem várias propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e anti-angiogênicas. Numerosos relatórios demonstraram efeitos terapêuticos das proantocianidinas para várias doenças. Entre as atividades clínicas, as proantocianidinas inibem a proliferação celular e regulam as células Th17 / Treg.

Como a patogênese da psoríase envolve a desregulação das células T e o Estresse Oidativo, artigo de revisão publicado no Redox Report (2018) revisou os efeitos das proantocianidinas na estresse oxidativo, nas atividades das células Th17 e Treg e na proliferação de queratinócitos e angiogênese.

Dados de vários estudos anteriores garantem a consideração de proantocianidinas como uma estratégia promissora para o tratamento da psoríase.

Referência
Lai R, et al. Proanthocyanidins: novel treatment for psoriasis that reduces oxidative stress and modulates Th17 and Treg cells. Redox Rep. 2018.

Nenhum comentário: