🍋🌿🍎 NUTRIÇÃO E DETOXIFICAÇÃO METABÓLICA
As pesquisas sobre sistemas de biotransformação e eliminação humanos continuam a evoluir. Vários estudos clínicos e in vivo foram realizados para avaliar os efeitos dos alimentos e componentes derivados de alimentos na atividade das vias de desintoxicação, incluindo enzimas do citocromo P450 da Fase I, enzimas de conjugação de Fase II, sinalização de Nrf2* e metalotioneína**.
Revisão publicada no J Nutr Metab. (2015) resume as pesquisas nesta área até o momento, destacando o potencial dos alimentos e nutrientes em apoiar e / ou modular as funções da desintoxicação. As aplicações clínicas para alterar a atividade da via de desintoxicação e melhorar os resultados dos pacientes são consideradas, com base no entendimento crescente da relação entre as funções de desintoxicação e diferentes estados de doença, polimorfismos genéticos e interações droga-nutrientes.
A Revisão recomenda cautela nas indicações de suplementação, uma vez que muitos nutrientes exercem efeitos bifásicos, dose-dependentes e que os polimorfismos genéticos podem alterar os desfechos. A abordagem nutricional através de alimentos integrais no processo de desintoxicação é, portanto, mais prudente.
Referência
Hodges RE, Minich DM. Modulation of Metabolic Detoxification Pathways Using Foods and Food-Derived Components: A Scientific Review with Clinical Application. J Nutr Metab. 2015.
* Nrf2 é uma proteína básica de leucina que regula a expressão de proteínas antioxidantes que protegem contra o dano oxidativo desencadeado por lesão e inflamação.
.
** Metalotioneína (MT) está relacionada à homeostase de metais, regulação da diferenciação e proliferação celular e inibição da apoptose.
Nenhum comentário:
Postar um comentário