CLOROFILA E HEMOGLOBINA
A CLOROFILA é o pigmento responsável pela coloração verde de plantas e algas (lembra da fotossíntese?)
A HEMOGLOBINA é responsável pela coloração dos glóbulos vermelhos do sangue. É uma proteína transportadora de oxigênio pelo organismo.
Ambas, CLOROFILA e HEMOGLOBINA, têm a mesma estrutura molecular. A única diferença entre clorofila e hemoglobina é que a primeira, possui MAGNÉSIO, no centro da estrutura molecular, e a hemoglobina, FERRO.
Ao consumir fontes de clorofila, o organismo reconhece facilmente, em nível molecular, e tem os processos de digestão, absorção e transporte de nutrientes facilitados. A semelhança entre as duas estruturas (clorofila e hemoglobina) é um fator poupador ao organismo, na síntese de hemoglobina, uma vez que é só trocar o magnésio pelo ferro e assim exercer sua função de proteína carreadora de oxigênio.
MAS É SÓ ISSO?
Não. É tudo isso e mais um pouco! A base do suco verde é a COUVE, vegetal pertencente ao GRUPO DAS BRÁSSICAS. Os estudos mostram que estes vegetais possuem as seguintes funções:
BRÁSSICAS (ou crucíferas): couve, repolho, brócolis, agrião, rúcula, mostarda, couve-flor, couve de bruxelas, nabo, rabanete. Entre os compostos bioativos destes vegetais, estão os glicosinolatos e a enzima mirosinase que interagem entre si e formam os isotiocionatos. Estes, por sua vez, tem dupla ação anti-câncer no organismo. Inibem enzimas capazes de ativar carcinógenos e induzem enzimas que contribuem na eliminação e destoxificação orgânica. Para que isso ocorra é necessário consumi-los crus ou levemente cozidos e devem ser muito bem mastigados ou picados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário