🍴🌻🎋💧🌿 Feijões, lentilhas, grão-de-bico, ervilhas, soja, oleaginosas, amendoins e seus derivados proporcionam uma boa quantidade de proteínas, são ricos em fibras e têm alto conteúdo de vitaminas e minerais como ferro, magnésio, manganês e quantidades apreciáveis de antioxidantes.
No entanto, estes alimentos com riqueza nutricional, contêm LECTINAS, que não são processadas pelo sistema digestivo humano.
Como não podemos digeri-las, frequentemente produzimos anticorpos contra elas, com respostas variadas do Sistema Imunológico.
Algumas pessoas desenvolvem intolerância a estas leguminosas e têm uma sensação de inchaço e dor no estômago quando as consomem.
As lectinas estão envolvidas na síndrome do intestino irritável, que se manifesta com obstipação, diarréia e inchaço. Também podem causar artrite, esclerose múltipla, úlceras pépticas, alergias e diabetes tipo 2.
Entretanto, para muitos dos afetados o problema não vai muito além de uma indigestão.
Para os que gostam de um bom prato de leguminosas ou oleaginosas, saiba que as lectinas podem ser destruidas ao deixar os grãos de molho e trocar a água de remolho várias vezes, antes de cozinhar ou consumir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário