NUTRIÇÃO E SAÚDE OCULAR

👩‍⚕️🔬📝💗🤓
NUTRIÇÃO E SAÚDE OCULAR

'... A catarata nuclear foi diagnosticada no primeiro exame em 2.515 gêmeas brancas de 50 a 83 anos. Todas responderam questionários de alimentação no primeiro exame e a cada 2 anos. A catarata nuclear foi medida de forma quantitativa calculando a densidade no centro do núcleo da lente, também chamado central nuclear dip score (NDS).

Sete micronutrientes mostraram associação significativa com o NDS e foram usados nas análises multivariadas: potássio, magnésio, manganês, fósforo, vitamina C, E e folato. Após a regressão multivariada, somente a vitamina C mostrou associação com a progressão da catarata. A ingestão de vitamina C foi associada com risco 19% menor no baseline e com risco 33% menor de progressão da catarata. A ingestão de manganês foi associada a 20% de redução do risco de catarata no exame baseline.

O grupo de suplementos de micronutrientes mostrou associação significativa com o NDS. A ingestão leva a uma redução do risco de 18% no baseline. Não houve relação com progressão. Além disso o estudo encontrou que a progressão da catarata num período de 10 anos em gêmeos é influenciado por fatores genéticos que explicam 35% da variância.

O estudo também identificou a vitamina C como um micronutriente que afetou a progressão da catarata nuclear. Uma concentração significativa de ascorbato (presente na vitamina C) está presente no humor aquoso que banha o cristalino e pode reduzir os produtos de oxidação da lente, reduzindo o estresse oxidativo...'

Referência
Ekaterina YD, et al. Genetic and Dietary Factors Influencing the Progression of Nuclear Cataract. Ophthalmology, 2016.
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27016950/

Fonte: https://pebmed.com.br/a-ingestao-de-nutrientes-influencia-no-desenvolvimento-da-catarata/

Nenhum comentário: