ÔMEGA 3 E ÔMEGA 9 NO CONTROLE DA FOME E ALIADOS NO TRATAMENTO DA OBESIDADE

📝⏳👩‍⚕️🌿🍽️🔬

PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS DAS GORDURAS INSATURADAS NO TRATAMENTO DA OBESIDADE

Pesquisa realizada no Laboratório de Sinalização Celular da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (2010) revela como a ação dos ácidos graxos insaturados ômega-3 e ômega-9, presentes respectivamente na semente de linhaça e no azeite de oliva, é capaz não apenas de interromper como também reverter o processo inflamatório causado por dietas ricas em gorduras saturadas numa região do cérebro chamada hipotálamo, responsável pelo controle da fome e do gasto energético, que ocasiona a perda deste controle neural e abre espaço para o desenvolvimento da obesidade.

O estudo revelou ainda, em descrição inédita na literatura, que o ômega-9, ao contrário do que se sabia até o momento, é mais potente em reverter essas condições do que o ômega-3, reconhecido como um clássico anti-inflamatório. A pesquisa ganhou o primeiro lugar no Prêmio Henri Nestlé, nacional e de grande impacto na área da nutrição, foi realizada por Dennys Esper Cintra, da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp em Limeira, e por Lício Velloso, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, coordenador do Labsincel.

Estudos mostram que dietas ricas em gorduras saturadas – como as presentes nas carnes bovina e suína, e em seus derivados como leite, queijos e manteiga – lesionam o hipotálamo ao darem início a um tipo de inflamação local que acaba influenciando em seu funcionamento. Esse processo inflamatório, quando prolongado, pode causar a morte de neurônios e, consequentemente, a perda deste controle neural. Uma vez inflamado, o hipotálamo perde parte de suas funções, ao ter reduzida a sua capacidade de “percepção” entre o momento de sinalizar para o organismo a estocagem ou a queima de energia.

Pesquisas anteriores do grupo haviam revelado que tal inflamação é desencadeada por um receptor do sistema imune denominado Toll-Like Receptor 4. Este receptor é capaz de reconhecer uma substância presente na parede celular de bactérias, e, quando ativado, produz citocinas que causam inflamação. Demonstrou-se que essa substância presente na parede de bactérias também está presente nos alimentos ricos em gorduras saturadas. Quando consumidas em larga escala, como é o caso das dietas ocidentais, essas grandes quantidades de gordura são capazes de sensibilizar esses receptores, simulando uma infecção.'

Referência
JORNAL DA UNICAMP - 'Pesquisadores revelam propriedades terapêuticas de gorduras insaturadas'. Disponível em:
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/setembro2010/ju474_pag07.php#

Nenhum comentário: