Em 2008, o Conselho Nacional do Meio Ambiente editou a Resolução 401/08, responsabilizando os produtores sobre o descarte correto de objetos que contêm mercúrio, porém somente para pilhas e baterias em geral. Em agosto de 2010, a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS) foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O documento cria a logística reversa, obrigando fabricantes, importadores, distribuidores e vendedores a recolher certos produtos, após o uso pelo consumidor final. O programa prevê o recolhimento de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes. A partir de sua publicação, as empresas têm até 2014 para se adaptar à nova lei. Enquanto o processo segue seu curso, já é possível descartar corretamente em razão de algumas iniciativas.
DESCARTE CORRETO
Antes mesmo de a PNRS ser aprovada, algumas lojas, supermercados e drogarias já recolhiam o material residencial com mercúrio, realizando a logística reversa. Alguns sites especializados ainda reúnem listas com endereços para se fazer o descarte correto.
Pilhas e baterias
Drogaria São Paulo - Tel.: 0800 015 20 70
Banco Real
Tim
Pão de Açúcar
Lâmpadas fluorescentes
Lojas Leroy Merlin
Philips - Tel.: (11) 2121-0203 (Grande São Paulo)/ Tel.: 0800-701-0203 (demais cidades)
Para o descarte de materiais diversos
E-lixo (Governo do estado de São Paulo)
Cempre (recicladores dos mais diversos materiais em todo o país)
Termômetros
Não há um procedimento oficial para o descarte correto do termômetro com mercúrio, mas, de acordo com o Disque Intoxicação, da Anvisa, é possível depositar o termômetro em sua embalagem plástica nos locais para descarte de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, pois as empresas que fazem o recolhimento destes objetos são especializadas em separar e reciclar metais tóxicos.
ONDE O MERCÚRIO É USADO
Termômetros
, lâmpadas fluorescentes
, barômetros
, baterias
, amálgamas dentários
, laboratórios médicos e hospitalares
, indústria
e mineração
.'
PLANETA SUSTENTÁVEL. Lixo: Descarte Correto - Saiba como descartar objetos que têm mercúrio.
(http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/saiba-como-descartar-objetos-tem-mercurio-606673.shtml)
(http://www.ecodebate.com.br/2011/08/01/metais-toxicos-e-suas-consequencias-para-a-saude-humana-artigo-de-frederico-lobo/)