Levedo de cerveja

O levedo de cerveja é feito a partir de um fungo unicelular chamado Saccharomyces cerevisiae que é utilizado na fabricação da cerveja. Seu gosto característico é amargo. É utilizado há anos (principalmente por esportistas) como suplemento nutricional. É fonte de proteínas, vitaminas do complexo B e minerais, dentre os quais estão o cromo e o selênio. As vitaminas do complexo B no levedo de cerveja incluem B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), B6 ​(piridoxina), B9 (ácido fólico) e B7 (biotina). Estas vitaminas participam da digestão e absorção de carboidratos, gorduras e proteínas que fornecem energia ao organismo. Elas também auxiliam a manter saudáveis o funcionamento do sistema nervoso e hepático, tendo em vista que várias vitaminas do complexo B participam da destoxificação hepática. Mantém a integridade da pele, cabelos e unhas. O levedo de cerveja não possui vitamina B12, vitamina essencial encontrada em produtos de origem animal, alimentos enriquecidos e em algas chlorella (com restrições). Sendo uma fonte rica em cromo, os estudos sugerem que o levedo de cerveja pode auxiliar no tratamento de níveis elevados de glicemia. Estão incluídos neste grupo, pessoas com diabetes ou que não produzem insulina suficiente - hormônio necessário ao transporte da glicose para dentro da célula e consequente produção de energia - ou não conseguem utilizar adequadamente a insulina que o corpo produz. A suplementação com cromo, neste grupo de pessoas, pode diminuir os níveis de açúcar no sangue, melhorar a tolerância à glicose e reduzir a quantidade de insulina necessária. O levedo de cerveja está disponível em pó e em cápsulas.
FORMAS DE USO:
Pediátrico
O levedo de cerveja não é recomendado para crianças, pois não há estudos científicos.
Adulto1 - 2 colheres de sopa por dia que podem ser adicionadas em sopas, feijão, molhos ou dissolvido em sucos de frutas.
PRECAUÇÕES:
Os suplementos nutricionais podem ter efeitos colaterais ou interagir com medicamentos, sendo assim, é necessário a prescrição e supervisão de nutricionista. Sempre mantenha seu médico informado sobre os suplementos nutricionais que está tomando. Os efeitos colaterais da levedura de cerveja são geralmente leves e podem incluir gases. Pessoas que têm infecções fúngicas frequentes ou que são alérgicas ao levedo, devem evitar seu consumo. O levedo de cerveja contém glúten, por este motivo, celíacos, intolerantes ao glúten e pessoas com doença de Crohn devem evitar seu consumo.
POSSÍVEIS INTERAÇÕES:
- Antidepressivos IMAO
O levedo de cerveja contém uma grande quantidade de tiramina, substância que pode interagir com medicamentos antidepressivos inibidores da monoaminaoxidase (IMAO) e causar elevação da pressão arterial.
- Analgésico Meperidina
A tiramina do levedo de cerveja também pode elevar a pressão arterial se for tomado com meperidina (Demerol), medicamento usado para aliviar a dor.
- Medicamentos para diabetes
O levedo de cerveja pode diminuir os níveis de açúcar no sangue devido a presença de cromo. Quando combinado com medicamentos para diabetes, pode causar hipoglicemia (níveis baixos de glicose no sangue). 
Referências:
University of Maryland. Medical Alternative Medicine Index. (http://www.umm.edu/altmed/)
SLYWITCH, E. Vitamina B12. Sociedade Vegetariana Brasileira.
(http://www.svb.org.br/depmednutricao/pdfs/B12.pdf)

Nenhum comentário: