Você já se perguntou o que tem em seu intestino?

Um ser humano tem 10 vezes mais bactérias no intestino do que células no corpo e apenas 1% do seu DNA é humano. Isso mesmo! 99% do DNA de um ser humano é bacteriano. As pesquisas indicam, ainda, que além de modular o sistema imunológico, as bactérias deteminam quão bem nosso metabolismo funciona. Essas bactérias são chamadas de 'microbioma' e diferem dependendo do local onde se alojam (boca, aparelho digestivo, sistema geniturinário, vias respiratórias e pele). Mais de 3000 bactérias foram identificadas até o momento, no entanto, cada um de nós tem cerca de 150-200 que são predominantes.
Você já se perguntou o que tem em seu intestino?
Você já se perguntou como a sua dieta pode mudar os micróbios em seu intestino (para melhor ou para pior) ou como simples decisões de estilo de vida podem ter um impacto importante sobre seu intestino e a saúde em geral?
VOCÊ NÃO É UM RATO!
As experinências mostram que o microbioma de um rato pode ser alterado completamente em apenas um dia, com uma dieta isenta ou rica em gordura. Mas as pessoas não são ratos - pesquisadores são ótimos para curar doenças em ratos, mas o ser humano é um pouco mais complexo. Em seres humanos, é preciso um ano de modificações na dieta para se observar efeitos relativamente sutis no microbioma. Se considerarmos que as dietas humanas variam ao extremo, de herbívoras completas (vegans) para algo próximo à carnívora pura, podemos chegar a uma gama muito mais ampla de microbiomas. Na realidade, pouco se sabe realmente sobre o microbioma e há um grande interesse dos pesquisadores em saber muito mais. Nesse sentido foi criado o American Gut Project que tem como objetivo construir uma melhor compreensão do universo diversificado que existe dentro de nossos próprios corpos.

Referências:
LIPSKI, L. The American Gut Project‏ (por email)
American Gut - what's in your gut? (http://www.indiegogo.com/americangut)

Nenhum comentário: