"Programas chamados de Mindfulness Based Therapy, de meditação atenção-conscientização, têm apresentado resultados significativos em meta-análises. Devido a isso, diversos estudos qualitativos têm investigado as transformações pessoais e construído teorias, sendo a principal a teoria da transformação da situação perceptiva. Mas apenas recentemente, em 2014, foi publicada a primeira investigação qualitativa investigando transformações interpessoais consequentes de tais intervenções. Já no Brasil, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS incentiva o ensino da meditação para promoção da saúde. Localmente, o programa Atentamente de ensino de práticas no SUS compõe, com outras práticas integrativas, as abordagens do Núcleo de Apoio em Práticas Integrativas (NAPI) SUS Recife. Nesse programa o aprendizado de atenção-conscientização é apresentado em consonância com as vivências dos participantes. Quanto à metodologia, o presente estudo de caso construiu roteiro de entrevista qualitativa semi-estruturada e dialogada a partir das teorias fundamentadas. Foram entrevistados seis informantes chaves sobre as experiências com os estágios de desenvolvimento em intenção, atitude e atenção. Além disso, foram acompanhados quatro turmas do curso com observação participante. Quanto aos resultados, as categorias mais importantes elencadas no processo de transformação intrapessoal foram Aceitação, leveza, permitir mudança e deixar os pensamentos irem. Já na compreensão das transformações interpessoais as de maior significância foram Estar presente com o Outro, reagir menos, pensar melhor e autoconfiança. A teoria da dádiva se mostrou potente na elucidação da mudança de atitude frente ao outro a partir das práticas contemplativas, e recirculação de dádivas fundamentais."
Referência: LINS, J. A. B. Transformações pessoais e interpessoais com práticas meditativas – Estudo de caso do programa Atentamente no SUS.
+ Info: http://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17299
Nenhum comentário:
Postar um comentário