FTALATOS (PLÁSTICOS) E CÉREBRO

🔬📝💧FTALATOS (PLÁSTICOS) E CÉREBRO

Os ftalatos estão presentes em muitos bens de consumo e prontamente entram em nossos corpos. Estudo recente usou ratos para mostrar que os ftalatos podem interferir no desenvolvimento do cérebro e produzir implicações para toda a vida.

Os FTALATOS descrevem uma classe de substâncias químicas antiandrogênicas que têm o potencial de perturbar o equilíbrio hormonal do corpo. Eles são usados ​​como PLASTIFICANTES em bens de consumo, incluindo PLÁSTICOS, PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL, FRAGRÂNCIAS, PRODUTOS FARMACÊUTICOS e ROUPAS.

Eles entram livremente em nosso corpo através de ingestão acidental através da contaminação do pacote, inalação e até mesmo através da nossa pele. No entanto, os efeitos sobre a saúde da ingestão de ftalato são em grande parte desconhecidos.

O desenvolvimento e o crescimento do cérebro são influenciados pelo equilíbrio hormonal da mãe grávida . Nos bebês em desenvolvimento, o equilíbrio hormonal durante o período perinatal, as semanas antes e depois do nascimento, é particularmente crucial para o desenvolvimento adequado do cérebro. Os ftalatos entram prontamente na placenta, e a exposição ao ftalato durante a fase perinatal tem mostrado afetar a função cerebral, incluindo o comportamento infantil, a função executiva, a incidência de distúrbios neuropsiquiátricos e a espessura do cérebro cortical.

Em estudo publicado no The Journal of Neuroscience (2018), os autores usaram um modelo de rato para estudar os efeitos crônicos da exposição a ftalatos no cérebro em desenvolvimento, especialmente nas regiões cognitivas. Os autores expuseram ratos a uma mistura de ftalatos ambientalmente relevantes.

Eles descobriram uma redução no número de neurônios e sinapses, bem como um córtex pré-frontal medial menor, região do cérebro implicada em comportamentos complexos, como planejamento e personalidade. A exposição ao ftalato também resultou em alterações funcionais, incluindo flexibilidade cognitiva prejudicada.

Referência
Daniel G. Kougias, Elli P. Sellinger, Jari Willing and Janice M. Juraska. Perinatal exposure to an environmentally relevant mixture of phthalates results in a lower number of neurons and synapses in the medial prefrontal cortex and decreased cognitive flexibility in adult male and female rats. Journal of Neuroscience 16 July 2018, 0607-18; DOI: https://doi.org/10.1523/JNEUROSCI.0607-18.2018.

Fonte: @medicalnewsbulletin

Nenhum comentário: