Oligoelementos e Oligoterapia

Oligoelementos existem na célula  animal e vegetal em ínfimas quantidades, e em muito baixa concentração. Participam num número importante de reações bioquímicas. São catalisadores das funções enzimáticas, permitem pela sua presença influenciar a velocidade de uma reação. A atividade dos oligoelementos regula e permite as trocas metabólicas, graças as quais o organismo tem a possibilidade de restabelecer por si próprio o equilíbrio biológico. A Oligoterapia iniciada em 1932, pelo Dr. Jacques Menetrier, na França, hoje totalmente subsidiada pelo governo francês, é uma prática terapêutica que utiliza nas várias formas os oligoelementos. Estes são minerais que normalmente são encontrados no organismo em pequenas quantidades. Os efeitos são explicados em extensas teorizações bioquímicas, todas fundamentadas nas reações de catálise e nutrição celular. É cada vez maior o número de amantes desta metodologia que traz explicações calcadas em biofísica quântica, alicerçada em modernos conceitos da física quântica e na vanguarda do conhecimento sobre vibração, espaço-tempo.
COMO AGE A OLIGOTERAPIA
A ação mais importante ocorre quando elementos em doses sutis estimulam os receptores bucais e estes por estímulos magneto elétricos, fazem as membranas celulares tornarem-se biorreceptivas aos elementos fornecidos, tornando a nutrição celular mais próxima do ideal. As doses ínfimas de substratos minerais e metais desencadeiam reações bioquímicas imprescindíveis à manutenção da vida biológica. Os oligoelementos, em sua forma iônico-catalítica, agem sobre as diversas reações químicas que acontecem constantemente em nosso corpo, assegurando o equilíbrio de processos vitais como a digestão, a excreção e no funcionamento de órgãos como coração, músculos, cérebro e sistema circulatório. Além disso, influem no crescimento de ossos, dentes, cabelos e unhas, além de serem fundamentais no transporte de oxigênio, hormônios e enzimas.
IN&OUT
Cada mineral – ou oligoelemento – traz um benefício importante na amenização ou redução de  problemas  de saúde física, mental e emocional, além de serem grandes auxiliares nos tratamentos  estéticos. O Silício, por exemplo, estimula a produção de colágeno e de elastina, ajudando na redução da flacidez da pele. O Iodo é de grande ajuda no processo de emagrecimento, já que auxilia a queima de gordura, além de prevenir o hipotireoidismo. O Zinco, por sua vez, auxilia a manutenção de uma pele jovem e saudável, combatendo os radicais livres e agindo no tratamento da acne. O Magnésio tem função calmante, aliviando o estresse, diminuindo a ansiedade e melhorando a qualidade do sono. Já o Boro tem função preventiva na retenção de líquidos pelo organismo, auxiliando o tratamento para celulite. '
Referências:
NATURALMED. (http://naturalmed.com.br/biblioteca/oligoelementos-naturalmed.pdf)
OLIGOFLORA. [http://blog.oligoflora.com.br/index.php/2012/02/15/voce-conhece-os-oligoementos/]