KEFIR E SAÚDE GASTRINTESTINAL

👩‍⚕️🔬📝💗🏠🕊️
KEFIR E SAÚDE GASTRINTESTINAL

A palavra kefir é derivada do turco keif que pode ser traduzida como bom sentimento ou sentir-se bem. Era usado por armênios, curdos, georgianos e outros povos da região há mais de 4000 anos. O kefir é uma bebida láctea fermentada produzida a partir dos grãos de kefir (ver foto), ligeiramente efervescente e espumosa que difere do iogurte por ser mais líquida e por conter, além do acido lático, álcool e gás carbônico.

Assim como o iogurte e os demais leites fermentados, o kefir é um probiótico (pró = a favor; bio = vida). Probióticos nada mais são do que "bichinhos do bem" que povoam nosso intestino e lá exercem uma série de funções protetoras, tais como:

- FABRICAM VITAMINAS DO COMPLEXO B
- AUMENTAM A RESISTÊNCIA A INFECÇÕES
- FORTALECEM O SISTEMA IMUNOLÓGICO
- RESTABELECEM E EQUILIBRAM A MICROBIOTA INTESTINAL
- DIMINUEM AS BACTÉRIAS PATOGÊNICAS (que causam doenças)
- REGULARIZAM O FUNCIONAMENTO DO INTESTINO
- DIMINUEM O RISCO DE CÂNCER
- EQUILIBRAM OS NÍVEIS DE COLESTEROL

Vale lembrar que tratamentos com antibióticos matam não só as bactérias ruins como as boas também, sendo assim é de extrema importância a utilização de probióticos para a recomposição da microbiota intestinal.

Enquanto o iogurte contém apenas 2 ou 3 tipos de "bichinhos amigáveis", o kefir possui uma comunidade com mais de 32 tipos de bactérias e leveduras do bem. Aproximadamente 80% dos adultos não produzem lactase, enzima que digere a lactose, o açúcar do leite.

Daí os casos de intolerância ao leite que podem ser contornados com o consumo de iogurtes, leites fermentados e kefir. Entretanto, as proteínas de origem animal são grandes e também são de difícil digestão e desta forma, mesmo os leites fermentados e iogurtes também podem causar alergias e inflamações silenciosas.

Porém parece que o kefir pela variedade de bactérias e leveduras que possui, tem uma proteína de melhor digestibilidade. Por conter uma pequena concentração de álcool, produzida durante a fermentação, o kefir não é recomendado para pessoas com hepatopatias (doenças do fígado). O kefir é preparado em casa e, normalmente, os grãos de kefir são doados de pessoa para pessoa. Pode ser preparado, também, com leites vegetais.

Nenhum comentário: