Propriedades prebióticas da Yacon fortalecem a Imunidade


O yacon é uma raiz, consumida há milênios pelos povos indígenas da era pré-colombiana. Ela é comercializada como um tipo especial de batata que lembra o inhame e reúne a mesma textura e gosto de uma pera d'água (de polpa mais delicada).

A batata yacon apresenta altos teores de água e de açúcares, apesar de possuir um baixo teor calórico. Este fato fez com que ela fosse de certa forma negligenciada por muito tempo, uma vez que não representava um alimento capaz de fornecer energia suficiente ao trabalho árduo das frias regiões andinas.

A planta tem sido estudada pelo fato de conter fruto-oligossacarídeos (FOS), um tipo de açúcar que o organismo é praticamente incapaz de absorver, mas que possui importantes aplicações sobretudo na microbiota do cólon.

Estudo  da Unicamp (2012) avaliou a ação da raiz no sistema imunológico e demonstrou que o yacon tem propriedades prebióticas, uma vez que o consumo da dieta à base de yacon elevou os níveis de IgA intestinal - anticorpo responsável pela proteção da camada epitelial do intestino. Segundo a pesquisa, a alimentação contendo os FOS é capaz de prevenir, ainda que parcialmente, o desenvolvimento de reações inflamatórias no trato intestinal.

FORMAS DE CONSUMO
Para consumir é só lavar, descascar e comer crua ou adicionar em sucos e saladas. Também pode ser preparada no forno como chips.

Fonte: Jornal da UNICAMP. Campinas, 18 de junho de 2012 a 24 de junho de 2012 – ANO 2012 – Nº 530. Disponível em: http://www.unicamp.br/unicamp/ju/530/pesquisa-avalia-acao-de-raiz-andina-no-sistema-imunologico.