Xarope de Agave


O xarope de agave é um adoçante extraído de uma espécie de cactus nativo do México. Tem coloração amarela clara, odor agradável e textura suave. O produto, 100% natural e orgânico, possui alto conteúdo de frutose (entre 75% e 85%). Seu paladar neutro, similar ao açúcar, não altera o sabor dos alimentos, como fazem os adoçantes químicos. Como é mais doce do que o açúcar refinado, usa-se uma quantidade menor no preparo de pratos.
FRUTOSE E EFEITOS METABÓLICOS EM HUMANOS
A frutose é um importante carboidrato da dieta, sendo encontrada principalmente nas frutas e vegetais, e é produzida no organismo a partir da glicose. A frutose é conhecida pelos erros inatos do seu metabolismo, cujas manifestações clínicas são potencialmente graves, e por seu uso como substituta da glicose na dieta de diabéticos. Nos últimos anos, especialmente em países desenvolvidos, seu consumo tem aumentado acentuadamente em virtude do emprego como adoçante em produtos industrializados. Porém, o uso excessivo de frutose não é isento de efeitos adversos, representados pelo aumento de triglicerídios e de colesterol no sangue. O conhecimento dos níveis sanguíneos normais é importante tanto para estabelecer a quantidade segura a ser administrada, como para permitir avaliar doenças metabólicas associadas à frutose.

Fontes:
Saúde Orgânica. (http://www.saudeorganica.com.br/)
BARREIROS, R.C.; BOSSOLAN, G.; TRINDADE, C. E. P. Frutose em humanos: efeitos metabólicos, utilização clínica e erros inatos associados. Rev. Nutr., Campinas, v. 18, n. 3, Jun., 2005. 

Nenhum comentário: