👩⚕️🔬📝👩🍳🏠
CONSUMO DE FITOQUÍMICOS E MELHORA DO PERFIL LIPÍDICO
Estudo longitudinal realizado com 1983 indivíduos adultos iranianos com idades entre 19-70 anos constatou que quanto maior o consumo de fitoquímicos, melhor é o perfil lipídico e menor são os riscos cardiovasculares.
Os dados dietéticos foram coletados por meio de um questionário de freqüência alimentar semi-quantitativo validado com 168 itens alimentares no início do estudo. O Índice de Fitoquímicos (Phytochemical Index ou PI) foi calculado com base na energia derivada de [(kcal de alimentos ricos em fitoquímicos / total de kcal do consumo diário de energia) × 100].
O perfil lipídico foi medido no início do estudo e após 3 anos de acompanhamento dos participantes. Os pesquisadores concluíram que quanto maior o Índice de Fitoquímicos da dieta, melhor foi o perfil lipídico dos participantes e menor os riscos para doenças cardiovasculares.
Referência
Mahdieh G. et al. Dietary phytochemical index and subsequent changes of lipid profile: A 3-year follow-up in Tehran Lipid and Glucose Study in Iran. ARYA Atheroscler. 2014.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4173317/?report=classic
Nenhum comentário:
Postar um comentário