👩⚕️📝🍇🍠🌿🍆
ANTOCIANINAS NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE DIABETES
ANTOCIANINAS NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE DIABETES
ANTOCIANINAS são compostos alimentares que pertencem a família de polifenóis e podem ser encontrados principalmente em frutas de cor arroxeada (mirtilos, groselhas, cranberries, amoras, uvas, acaí, jabuticabas etc) e verduras (repolho roxo, alface roxa, rabanete, berinjela, batata-doce etc). Os resultados de grandes pesquisas mostraram que esses compostos desempenham um papel importante na prevenção do Diabetes Tipo2.
Em estudos com animais observou-se que as antocianinas regulavam o metabolismo de carboidratos no organismo devido à ação positiva na translocação de GLUT4 (transportador de glicose regulado por insulina), aumento da ativação de PPARγ (peroxisome proliferator-activated receptor-γ) no tecido adiposo e músculos esqueléticos (receptores envolvidos na homeostase de glicose e energia), bem como aumento da secreção de adiponectina e leptina (hormônios da queima de gordura e saciedade, respectivamente). Além disso, as ANTOCIANINAS reduziram o estado de inflamação no corpo.
Estudos experimentais realizados em humanos e animais mostraram que as ANTOCIANINAS diminuem a resistência à insulina. As antocianinas também aumentaram a captação e a utilização de glicose pelos tecidos. Outro mecanismo que pode explicar o nível mais baixo de glicose no sangue após uma refeição com alimentos ricos em ANTOCIANINAS em comparação com uma refeição sem, é a inibição das enzimas α-glicosidase intestinal e α-amilase pancreática por esses compostos. Além disso, as antocianinas melhoram a secreção de insulina que pode ter significado especial para as pessoas com Diabetes Tipo2.
Referência
D Różańska, B Regulska-Ilow. The significance of anthocyanins in the prevention and treatment of type 2 diabetes. Advances in clinical and experimental medicine: official organ Wroclaw Medical University, 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário