👩🍳📝💗🏠🕊️😍
COZINHANDO COM AS CRIANÇAS
COZINHANDO COM AS CRIANÇAS
O Programa Cooking with Kids (Cozinhando com as crianças) foi criado nos Estados Unidos para promover a exposição de escolares a alimentos saudáveis por meio de aulas de culinária e degustação de frutas e hortaliças. Para avaliar o impacto desta intervenção, pesquisadoras das Universidades do Colorado e da Pensilvânia conduziram um estudo com 257 alunos da quarta série do ensino fundamental de quatro escolas públicas que participaram do Programa.
As atividades ocorreram durante um semestre escolar e incluíram uma aula introdutória com duração de uma hora, três aulas de culinária com duas horas de duração cada, além de três sessões de degustação de frutas e hortaliças de uma hora cada.
As receitas, contendo cereais, verduras, legumes e leguminosas, foram elaboradas de acordo com as preferências culturais e ensinadas por alunos de Nutrição treinados em culinária e educação nutricional. Os professores das crianças acompanharam estas aulas e as sessões de degustação.
A efetividade da intervenção foi confirmada pela utilização de um questionário aplicado antes e depois do Programa. Verificou-se um aumento significativo da preferência dos escolares por vegetais, assim como melhora na atitude em relação à comida e ao ato de cozinhar. Os efeitos positivos foram observados, sobretudo, nas crianças que já tinham experiência prévia com o preparo de alimentos, mas todas se beneficiaram com o programa.
O trabalho reforça a IMPORTÂNCIA DE INSERIRMOS A ALIMENTAÇÃO NO CURRÍCULO ESCOLAR, especialmente com atividades práticas que aumentem a exposição dos jovens a alimentos saudáveis, influenciando sua preferência por frutas e hortaliças, um fator relevante para a prevenção da obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis.
Referência
Cunningham-Sabo L, Lohse B. Cooking with kids positively affects fourth graders' vegetable preferences and attitudes and self-efficacy for food and cooking. Childhood Obesity. Dec. 2013.

Nenhum comentário:
Postar um comentário