DIETA MIND

🌿🍽️🧠 DIETA MIND

A dieta Mind (um acrônimo de "intervenção mediterrânea-Dash para atraso neurodegenerativo" e que forma a palavra inglesa correspondente, em português, a "mente") combina o cardápio mediterrâneo e o Dash, sendo que esse último é focado no combate à hipertensão arterial. Idealizado pelo Centro Médico da Universidade de Rush, nos Estados Unidos, o programa alimentar foi proposto, pela primeira vez, na década passada.

Baseada no conhecimento que se tem sobre alimentos bons para o cérebro, a Dieta Mind lista 10 itens saudáveis:

- folhas verdes
- vegetais
- nozes
- frutas vermelhas (berries)
- feijões
- grãos integrais
- peixe
- aves
- azeite de oliva e vinho.

E cinco grupos que devem ser evitados:

- carne vermelha e derivados
- manteiga e margarina
- queijo
- doces e frituras/fast food.

No programa, a pessoa deve comer ao menos três porções de grãos integrais, uma salada e outro vegetal diariamente, acompanhados por uma taça de vinho. Quase todos os dias, deve consumir nozes e alternar feijões. Aves e berries têm de estar no cardápio ao menos duas vezes por semana; e peixe, uma vez. Em relação aos alimentos não saudáveis, é preciso evitá-los ao máximo.

Estudo anterior já havia indicado que aquelas que aderiram à Dieta Mind apresentaram performance cognitiva equivalente à de indivíduos 7,5 anos mais jovens em relação ao grupo que não adotou esse regime.

De acordo com os pesquisadores, nutrientes como folato, vitamina E, ômega-3, carotenoides e flavonoides estão associados com taxas menores de declínio da cognição, ao mesmo tempo em que gorduras saturadas e hidrogenadas (como margarina) estão fortemente ligadas à demência.

Referência
Martha Clare Morris et al. MIND Diet Associated with Reduced Incidence of Alzheimer’s Disease. Alzheimers Dement., 2015.

Com informações de www.correiobraziliense.com.br

Nenhum comentário: