👩⚕️🍵🧬🥗🔬
NUTRIÇÃO, ESTILO DE VIDA E TELÔMEROS
Telômeros são estruturas de nucleoproteínas que servem como guardiões da estabilidade do genoma, garantindo proteção contra a morte celular e a senescência. Uma característica marcante do envelhecimento biológico, a saúde dos telômeros é determinada durante toda a vida útil por uma combinação de influências genéticas e não genéticas.
Atualmente, o envelhecimento da população mundial tem grandes implicações sociais e econômicas. Hoje, mais do que nunca, destacar estratégias para combater doenças relacionadas à idade é uma grande preocupação de SAÚDE PÚBLICA.
Revisão publicada no periódico Nutrients (2018), explorou dados de estudos publicados recentemente, analisando a influência de variáveis do ESTILO DE VIDA, NUTRIÇÃO e ATIVIDADE FÍSICA, em uma das principais características do envelhecimento: o TELÔMERO.
A maioria dos estudos indica um papel importante da dieta no grau de envelhecimento biológico. De fato, uma dieta saudável caracterizada por uma alta ingestão de fibras alimentares e lipídios insaturados exerce um papel protetor na saúde dos telômeros, enquanto o alto consumo de açúcar e lipídios saturados acelera o atrito dos telômeros. É provável que esses efeitos sejam mediados globalmente pelo estresse oxidativo e pela inflamação, pois as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias dos nutrientes estão associadas a telômeros mais longos.
A atividade física pode proteger os telômeros, mas são necessárias mais pesquisas para estabelecer um consenso sobre a dose ideal de exercício. Os efeitos benéficos da atividade física nos telômeros podem ser impulsionados por um aumento da atividade da telomerase após uma sessão aguda de exercício, um alívio do estresse oxidativo e uma renovação no músculo esquelético. Investigações adicionais são necessárias para estudar os outros mecanismos possíveis que contribuem para os efeitos benéficos induzidos pelo exercício no comprimento e na integridade dos telômeros.
Estelle Balan, Anabelle Decottignies and Louise Deldicque. Physical Activity and Nutrition: Two Promising Strategies for Telomere Maintenance? Nutrients, 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário